O Nascimento da Fisiologia no Brasil (Ensino e Pesquisa)

“A CONTRIBUIÇÃO DE MIGUEL OZORIO DE ALMEIDA NA IDENTIFICAÇÃO ORGÂNICA DA FISIOLOGIA BRASILEIRA”
 

 

Luís Carlos Reis

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde

Departamento de Ciências Fisiológicas

Laboratório de Neuroendocrinologia Básica e Comportamental

Publicado em : 25/07/2019

Clique na imagem para fazer o download

Quimógrafos, Bobina de Indução e Metrônomo

 

Quimógrafos (modelo Zimmermann, 1907) à corda em funcionamento no Laboratório de Neuroendocrinologia Básica e Comportamental, Departamento de Ciências Fisiológicas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, usados no tempo de Miguel Ozorio de Almeida enquanto catedrático da Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária (atual UFRRJ) e pesquisador do Instituto de Manguinhos (posteriormente Instituto Oswaldo Cruz). Nota-se também uma bobina de indução (transformador elétrico que gera corrente alternada a partir de uma fonte de corrente contínua) usada para estimulação de preparações fisiológicas, como músculo isolado ou in situ, coração isolado, etc. Vê-se por fim, um metrônomo modificado (a pedido de fisiologistas do início do século 20) utilizado para possibilitar a variação da frequência de estimulação, por exemplo, de larguíssimo a presto.


Para quaisquer esclarecimentos coloco-me disponível no endereço eletrônico: reis.lc@gmail.com

Publicado em : 25/07/2019

Veja o funcionamento:

Veja em slow motion:

Para fazer o download dos vídeos clique no vídeo desejado com o botão direito do mouse e escolha a opção "Salvar vídeo como..."

71ª Reunião Anual da SBPC - Transmissão da Abertura

 

A 71ª Reunião Anual da SBPC será realizada no período de 21 a 27 de julho de 2019, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, MS, tendo como tema central “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social”.

Realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia, a Reunião Anual da SBPC tem os objetivos de debater políticas públicas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação e de difundir os avanços da Ciência nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, geralmente em universidades públicas. O evento reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e população local.

A Programação Científica é composta por conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e Sessões de Pôsteres (que inclui a Jornada Nacional de Iniciação Científica). Também são realizadas outras atividades, como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultural (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas artísticos e culturais), a SBPC Afro e Indígena (conferências e mesas-redondas que abordam essas temáticas). Encerrando o evento, teremos mais uma edição do Dia da Família na Ciência, em um sábado dedicado à integração entre cultura, ciência e recreação para crianças, jovens e seus familiares.

A inscrição no evento é gratuita e dá direito ao certificado de participação geral. Para quem quiser submeter trabalho para apresentação na forma de pôster, frequentar minicurso ou ainda obter o material do evento, serão cobradas taxas cuja informação está disponível nas Normas de Inscrição.

Acompanhe baixo a transmissão da abertura do evento.

Publicado em : 22/07/2019

Fonte Texto: https://sbpc.ufms.br/71a-reuniao-anual-da-sbpc/

Fonte Vídeo: TV UFMS - youtube.com/tvuniversidade

#SomosTodosCiência - SBPC 70 anos

 

No dia do aniversário de sua fundação e Dia Nacional da Ciência, a SBPC divulga seu novo vídeo institucional, com o resgate de suas sete décadas de história. O vídeo “SBPC 70 anos” é parte do projeto #SomosTodosCiência, que a entidade lançou em maio, na TV SBPC, seu canal no YouTube.

Há exatos 71 anos, em 8 de julho de 1948, cerca de 60 cientistas reunidos na Associação Paulista de Medicina, em São Paulo, fundaram a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Nessa época, pós Segunda Guerra Mundial, os institutos e universidades brasileiros enfrentavam uma crise muito séria, que motivou esse encontro, liderado pelo médico e farmacologista Maurício Rocha e Silva, pelo médico e jornalista José Reis e pelo biólogo Paulo Sawaya. Esse movimento tinha intenção dar força e representatividade à comunidade científica do País. Posteriormente, o dia 8 de julho foi estabelecido como o Dia Nacional da Ciência (Lei nº 10.221, de 18 de abril de 2001) e o Dia Nacional do Pesquisador (Lei nº 11.807, de 13 de novembro de 2008).

A história da SBPC está profundamente ligada ao processo de evolução social, política e econômica brasileira e, especialmente, com a institucionalização da ciência e o desenvolvimento científico e tecnológico no País. Além da política, a história da SBPC é marcada pela luta pela consolidação de uma cultura científica no Brasil.

Mesmo sediada em São Paulo, a SBPC está presente em todo o País por meio de suas Secretarias Regionais e da realização de suas famosas Reunião Anuais e Regionais, que já ocorreram em quase todos os estados brasileiros. Conta com 142 sociedades científicas afiliadas e mais de 5 mil sócios ativos, entre pesquisadores, docentes, estudantes e cidadãos brasileiros que apoiam e legitimam sua luta em defesa da educação e do avanço científico e tecnológico do Brasil.

O vídeo “SBPC 70 anos” fecha o ano de celebrações do septuagésimo aniversário da entidade, iniciado em julho de 2018, e resgata, por meio de fotografias e vídeos históricos, um pouco dessa trajetória. A produção teve colaboração do Centro de Memória Amélia Império Hamburger, que abriga o acervo histórico da entidade, e contou com imagens icônicas, cedidas pelos fotógrafos Kenji Honda (Estadão Conteúdo), Marcos Santilli (Abril Comunicações S.A.), pelo Arquivo do Estado de São Paulo - Núcleo de Acervo Iconográfico e pelo Centro de Documentação e Informação Científica (CEDIC) da PUC-SP.

Publicado em : 08/07/2019

Fonte Vídeo: Canal SBPCnet - youtube.com/canalsbpc

Evento em Parceria com o 54º SBFis

Using Modern Molecular Tools for the Study of Integrative and Translational Physiology.

Workshop/Symposium September, 2nd to 7th, 2019

 

Description:

The goals of this program are to provide instruction on modern molecular methodologies used in physiology research to graduate students, medical students, and postdoctoral fellows primarily in Brazil but also from additional South American countries (e.g. Argentina), and to foster collaboration between South American and American physiologists.  The program (preliminary program detailed below) will be comprised of lectures, small group sessions, one-on-one mentoring sessions with participating faculty, and trainee presentations with faculty feedback. We propose a 5-day program during which time the trainees will develop a plan for a novel in vivomodel system for their research projects.

Following the trainee program (September 2th-6th), it will be offered aSymposium (September 7th) with speakers working with advanced techniques. The Symposium will be opened to audience interested on topics related on Hydromineral and Energy Balance (undergraduate and graduate students, young researchers and Faculties).

Clique AQUI e acesse o site do evento

Publicado em : 07/06/2019

#SomosTodosCiência

Como parte das celebrações do Centenário do Eclipse que comprovou a Teoria da Relatividade Geral, a SBPC lançou o vídeo “Centenário do Eclipse de Sobral”, o primeiro do seu projeto de popularização da ciência. A animação conta a história do eclipse solar observado em 29 de maio de 1919, na cidade de Sobral/CE, aqui no Brasil. As imagens captadas foram decisivas para comprovar a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein. Foi graças ao sucesso desse experimento que o físico alemão ficou conhecido como um dos maiores gênios do século XX.

Publicado em : 05/06/2019

Depoimento do Prof. Dr. Diego Basile Colugnati

Coord. do Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas - UFG - SBFis

Publicado em : 10/05/2019

Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais é relançada

Publicado em : 26/04/2019

©54º CONGRESSO ANUAL DA SBFIS - Direitos reservados - 2019